Educação









Ao lado da democracia e do trabalho, as propostas aqui elencadas incluem a educação da sensibilidade como fundamento para a plena formação. A dimensão estética da educação prevê o conhecimento e a experiência de variadas linguagens artísticas, bem como a identificação pessoal com linguagens e temas e a produção artística. Neste sentido, é imprescindível incluir na organização do trabalho pedagógico o contato com as artes, desde as clássicas até as populares, sem preconceitos e com disponibilidade de apreciação.
A efetivação das propostas para a Educação é, em si, um ato democrático e profissional a ser desempenhado por professores, merendeiras e demais trabalhadores das unidades escolares, articulados com a Secretaria Municipal de Educação e com outros agentes internos e externos. Por agentes internos entende-se o conjunto de secretarias e outros órgãos municipais cujos objetos de cuidado sejam afins com os temas da Educação; considera-se como agentes externos outros órgãos públicos das esferas estadual e federal igualmente relacionados a temas educacionais, bem como, movimentos sociais e coletivos populares com reconhecida atuação formativa.
Contudo, o trabalho no âmbito da Educação Municipal em Guarapuava primará pelo direito ao acesso a conteúdos de natureza científica e cultural (aí incluídos os que garantem o atendimento à formação para democracia, para o trabalho e para a sensibilidade) cujos mediadores são as Professoras e Professores que compõem os quadros profissionais do município. Conteúdos complementares de comprovada utilidade e significação pra a Educação nos níveis da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, serão integrados às agendas escolares após avaliação conjunta dos respectivos colegiados docentes.
A gestão escolar democrática será garantida pela implementação de um governo popular, tanto como imperativo legal presente na Constituição Federal (Art. 206), quanto como valor fundamental do magistério. Será estimulada e valorizada a participação de pais, mães e/ou responsáveis por alunos e alunas nos colegiados escolares, bem como, de representantes das comunidades locais, como auxiliares dos quadros profissionais (docentes, educadores infantis, técnicos e demais servidores) que atuam nas unidades escolares e que são prioritariamente os responsáveis pela elaboração dos Projetos Político-Pedagógicos (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB, n. 9394/1996, Art. 14).
A gestão, a docência, o cuidado e outras atribuições dos quadros docentes serão valorizadas visando-se a materialização da qualidade educacional. Condições suficientes de trabalho serão garantidas por meio de providências técnicas que incluirão desde a formação constante até a estrutura necessária para as ações cotidianas nos locais de trabalho. A formação constante será coerentemente pautada pelas necessidades verificadas nas situações reais da docência e da gestão, mediante avaliações institucionais e decisões coletivas realizadas no âmbito dos colegiados escolares com mediação da Secretaria Municipal de Educação.
A diversidade social que caracteriza a grande comunidade guarapuavana não será negligenciada. A organização pedagógica necessária para o atendimento de comunidades quilombolas, indígenas e do campo será implantada, estuda e aperfeiçoada constantementetanto quanto a educação urbana, com recurso a autoridades científicas e a profissionais com experiência em tais modalidades de ensino.
Por fim, o conjunto de compromissos gerais aqui exposto compõe a profissão de uma educação de qualidade, pública, gratuita e laica, a qual será realizada pelo Governo Popular.
Estas são algumas das propostas do PT para a educação municipal. Opine abaixo ou na caixa de diálogo sobre o que você pensa para este tema. Vamos construir juntos as propostas que levem Guarapuava a uma educação de qualidade e excelência que os/as alunos/as da rede municipal merecem.

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