O esporte e a Cultura, são instrumentos de inclusão social e de integração das diversas idades. Dessa maneira, a Secretaria Municipal de Esportes e Recreação deve passar por uma ampla reorganização que contemple todas as categorias desportivas, levando em conta a realidade social e econômica da população.
Propomos uma secretaria de esportes dividida em três setores que contemplem três subáreas: Atividade Física & Saúde, Recreação & Lazer e Esportes.
O esporte em Guarapuava precisa ser visto de forma tão importante quanto outras áreas, por seu caráter lúdico e interativo, além da busca de atletas de alto rendimento, que sejam capazes de representar o município nas mais variadas competições. Os erros do passado, como a perda de dois ginásios de esportes e um estádio de futebol, por condições diversas, não podem ser repetidos.
Os campos de futebol dos bairros podem e devem ser regenerados, por simbolizarem o ponto de encontro da comunidade nos finais de semana. Da mesma forma, o nosso Estádio Municipal precisa ser revigorado para que se utilize o ano inteiro como espaço multiuso para esportes em equipe e individuais.
Os Jogos Estudantis da Semana da Pátria (JESP’s) devem ser fortalecidos e valorizados enquanto forma de busca de novos talentos. Portanto, a reestruturação do evento com revisão e reorganização das categorias é fundamental a fim de evidenciá-lo como um momento esportivo de competição e interação social, esportiva e humana. A par disso, a discussão do calendário com a comunidade escolar se torna fundamental.
No âmbito da concepção de governo participativo, a Secretaria de Esportes deverá elaborar consultas à população sobre o esporte praticado em cada comunidade a fim de identificar a vocação desportiva de cada bairro ou região da cidade, otimizando assim o uso dos equipamentos públicos.
Em sua opinião, o que falta para o Esporte em Guarapauava? Como deve ser o investimento da prefeitura municipal? Opine logo abaixo ou via e-mail: assessoriaptguarapuava@gmail.com
Comentários