Ao
lado da democracia e do trabalho, as propostas aqui elencadas incluem a
educação da sensibilidade como fundamento para a plena formação.
A dimensão estética da educação prevê o conhecimento e a
experiência de variadas linguagens artísticas, bem como a
identificação pessoal com linguagens e temas e a produção
artística. Neste sentido, é imprescindível incluir na organização
do trabalho pedagógico o contato com as artes, desde as clássicas
até as populares, sem preconceitos e com disponibilidade de
apreciação.
A
efetivação das propostas para a Educação é, em si, um ato
democrático e profissional a ser desempenhado por professores,
merendeiras e demais trabalhadores das unidades escolares,
articulados com a Secretaria Municipal de Educação e com outros
agentes internos e externos. Por agentes internos entende-se o
conjunto de secretarias e outros órgãos municipais cujos objetos de
cuidado sejam afins com os temas da Educação; considera-se como
agentes externos outros órgãos públicos das esferas estadual e
federal igualmente relacionados a temas educacionais, bem como,
movimentos sociais e coletivos populares com reconhecida atuação
formativa.
Contudo,
o trabalho no âmbito da Educação Municipal em Guarapuava primará
pelo direito ao acesso a conteúdos de natureza científica e
cultural (aí incluídos os que garantem o atendimento à formação
para democracia, para o trabalho e para a sensibilidade) cujos
mediadores são as Professoras e Professores que compõem os quadros
profissionais do município. Conteúdos complementares de comprovada
utilidade e significação pra a Educação nos níveis da Educação
Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, serão integrados
às agendas escolares após avaliação conjunta dos respectivos
colegiados docentes.
A
gestão escolar democrática será garantida pela implementação de um governo popular, tanto como imperativo legal presente na
Constituição Federal (Art. 206), quanto como valor fundamental do
magistério. Será estimulada e valorizada a participação de pais,
mães e/ou responsáveis por alunos e alunas nos colegiados
escolares, bem como, de representantes das comunidades locais, como
auxiliares dos quadros profissionais (docentes, educadores infantis,
técnicos e demais servidores) que atuam nas unidades escolares e que
são prioritariamente os responsáveis pela elaboração dos Projetos
Político-Pedagógicos (Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional, LDB, n. 9394/1996, Art. 14).
A
gestão, a docência, o cuidado e outras atribuições dos quadros
docentes serão valorizadas visando-se a materialização da
qualidade educacional. Condições suficientes de trabalho serão
garantidas por meio de providências técnicas que incluirão desde a
formação constante até a estrutura necessária para as ações
cotidianas nos locais de trabalho. A formação constante será
coerentemente pautada pelas necessidades verificadas nas situações
reais da docência e da gestão, mediante avaliações institucionais
e decisões coletivas realizadas no âmbito dos colegiados escolares
com mediação da Secretaria Municipal de Educação.
A
diversidade social que caracteriza a grande comunidade guarapuavana
não será negligenciada. A organização pedagógica necessária
para o atendimento de comunidades quilombolas, indígenas e do campo
será implantada, estuda e aperfeiçoada constantemente, tanto quanto
a educação urbana, com recurso a autoridades científicas e a
profissionais com experiência em tais modalidades de ensino.
Por
fim, o conjunto de compromissos gerais aqui exposto compõe a
profissão de uma educação de qualidade, pública, gratuita e
laica, a qual será realizada pelo Governo Popular.
Estas são algumas das propostas do PT para a educação municipal. Opine abaixo ou na caixa de diálogo sobre o que você pensa para este tema. Vamos construir juntos as propostas que levem Guarapuava a uma educação de qualidade e excelência que os/as alunos/as da rede municipal merecem.
Comentários